A edição deste ano do Festival de Teatro conta com a presença de 15 grupos, onze dos quais do concelho de Barcelos. De fora do concelho, marcam presença Gêtêpêpê- Teatro de Perafita, Teia Alvarim, Teatro da Lua e Nova Comédia Bracarense.
Os espetáculos decorrem às sextas-feiras e sábados, às 21h45, e aos domingos, às 16h, dos meses de outubro e novembro no Teatro Gil Vicente e têm entrada gratuita, limitada à lotação da sala.
O espetáculo de abertura do Festival realiza-se no próximo sábado, 1 de outubro, com a peça “A Bela e o Monstro”, interpretada pela atriz Cátia Oliveira e pelo ator Tiago Ferreira, pela companhia organizadora, A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos.
Inserido no Festival de Teatro de Barcelos realizam-se atividades paralelas, tais como: aula aberta “Dança Criativa”; aula aberta expressão dramática; workshop iniciação à interpretação e workshop iniciação à iluminação cénica. Estas atividades têm como público-alvo crianças, jovens e adultos e são oficinas criadas pela Academia de Teatro de Barcelos.