No sábado à noite subiram ao palco os lisboetas Magma Pond e Filipe Felizardo e a dupla von Calhau! e durante o dia realizou-se um percurso pela arquitetura da cidade contando com a presença dos Arquitetos José Carlos Loureiro e Nuno Portas. Ao fim-da-tarde, a deputada da Assembleia da República Mariana Mortágua discursou, na Casa do Vinho, acerca da dicotomia reverência/irreverência para uma sala repleta de alunos e curiosos. O domingo foi recheado de conversas e concertos, numa tarde de sol bem animada, e a segunda-feira ficou marcada pela inauguração da exposição dos alunos finalistas do ensino secundário de Artes Visuais da Escola Secundária Alcaides de Faria.
A apresentação da revista Alcaides vai decorrer hoje à noite, na Casa do Vinho, seguida de um concerto dos barcelenses Blonde Season, sem esquecer as oficinas que vão decorrer durante o dia. Além da exposição com trabalhos de ex-alunos que têm vindo a construir um percurso no mundo da arte, serão exibidas, a 27 de maio, várias curtas de jovens realizadores portugueses nomeadamente de Leonor Teles, vencedora de um Urso de Ouro, em Berlim, que marcará presença numa conversa.
Na quarta-feira, Telmo Fernandes, da Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero,vai trazer para a mesa de conferências assuntos diretamente relacionados com os adolescentes, nomeadamente questões de identidade e de género. À noite, Paula Tavares, diretora da Escola Superior de Design do IPCA, assume a curadoria da PechaKucha Night, que reúne apresentações de vários convidados ligados ao design gráfico e à ilustração.
A programação musical ficou entregue a três das mais interessantes editoras de música alternativa em Portugal atualmente: a Favela Discos, do Porto, a Grain of Sound e a Cafetra Records, de Lisboa. Nos próximos dias haverá Sallim, Lourenço Crespo, Sarnadas, entre outros. Na área da performance, destaque para o espetáculo “uma experiência de narração autobiográfica no feminino”, de Miguel Boneville, que encerra a mostra. Boneville já apresentou o seu trabalho a nível mundial e participou em diversas residências artísticas, nomeadamente da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Serralves.
Dezenas de artistas e oradores de todo o país reúnem-se em Barcelos, até 28 de maio. Celebrar a diferença é o leimotiv desta edição que se intitula “Life On Mars”, em homenagem ao recentemente falecido David Bowie. A iniciativa é organizada pela Escola Secundária Alcaides de Faria em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, o IPCA, e outras entidades locais.
Fundado em 2008 e realizado anualmente desde então, o mARTE surge de uma vontade conjunta dos alunos e docentes do departamento de Artes Visuais da Escola Secundária Alcaides de Faria. Assume-se com o intuito de expandir a experiência/consciência destes alunos para fora das paredes da sua escola, sendo por isso promovido um contacto próximo com diferentes artistas e profissionais da área. Nesta edição ficou manifesto o desejo de expandir o projeto através do estabelecimento de novas parcerias, reforçando as pontes que têm vindo a ser estabelecidas com o panorama extra-escolar.