Os Zés P’reiras, os ranchos folclóricos e as rusgas têm invadido a cidade de música e alegria desde o primeiro dia. Ao segundo dia da Festa das Cruzes, 23 de abril, inaugurou a exposição “Caminhos – O encaixe (bilros) e os bordados no Caminho Português de Santiago”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e ao terceiro, o programa da SIC Portugal em Festa, esteve em Barcelos para registar a folia desta que é a primeira grande romaria do Minho no calendário anual das festividades. Ontem, dia 25, coube a Jorge Lomba subir ao palco da Avenida da Liberdade para encerrar mais uma noite da romaria.
Mas a festa não para. Já hoje, terça-feira, há concerto de Diana Martins, pelas 21h30, também na Avenida da Liberdade, na quarta-feira é a vez de Zé Amaro e quinta-feira de Jorge Loureiro.
Sexta-feira, dia 29, fica marcada pelo início do “Bamos às Cruzes”, programa musical dedicado aos mais jovens, que se prolonga até segunda-feira, dia 2 de maio, com quatro noites temáticas, onde a animação será a palavra de ordem.
O cartaz musical da Festa das Cruzes 2016 conta com os grandes concertos de Miguel Ângelo e Miguel Gameiro, dia 30 de abril, Blasted Mechanism, dia 1 de maio, e Ana Moura, dia 2.
A tão afamada Batalha das Flores e a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, com a participação das 89 cruzes, representando as 89 paróquias do concelho, são os pontos altos das festividades, realizando-se no dia 1 e 3 de maio, respetivamente.