O Presidente da Câmara, no seu discurso, referiu que “a Câmara Municipal se associou a este projeto desde o primeiro instante, sendo uma mais valia para a promoção da inclusão dos cidadãos através de ações que permitam combater a pobreza e a exclusão social no núcleo urbano de Barcelos – União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro) e na Freguesia de Arcozelo”.
Este projeto conta com a parceria da Câmara Municipal de Barcelos, da ATAHCA, da ACIB, do GASC e da Freguesia de Arcozelo, entre outros, e terá a duração de 36 meses. Durante a cerimónia foram assinados todos os protocolos de colaboração entre o OPEN-B e os parceiros, havendo ainda um momento de declamação de poesia e de música pelos alunos do Conservatório de Música de Barcelos.
A sua atuação abrangerá três Eixos de intervenção: Eixo 1: Emprego, formação e qualificação; Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; e Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições, tendo como Entidade Coordenadora Local da Parceria – a ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), e entidades parceiras e executoras – a ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos; e o GASC – Grupo de Ação Social Cristã, assim como uma colaboração estreita do Município de Barcelos e da Junta de Freguesia de Arcozelo. Este projeto irá também desenvolver-se em parceria com diversas instituições sediadas na área de intervenção do OPEN B.