A educação e o apoio aos mais carenciados e desprotegidos são uma das grandes preocupações deste executivo, os apoios nesta área são essenciais para garantir a equidade social. Desta forma, foram levados a reunião de Câmara um conjunto de medidas que contemplam a área da educação e de apoio às famílias, tendo o executivo aprovado a atribuição da segunda fase das Bolsas de Estudo a alunos do concelho e continuará a apoiar as famílias na atribuição dos subsídios às refeições de alunos do primeiro ciclo e ensino pré-escolar que revelam dificuldades económicas, bem como o arrendamento habitacional de pessoas carenciadas.
Na área de apoio social, foi aprovado a atribuição de um subsídio de 10.000 €, ao Centro Social da Silva, para que possa proceder à melhoria dos seus espaços de atuação, de forma a conseguir prestar um serviço adequado às crianças e aos idosos que frequentam esta instituição. Foram, também, aprovadas as adendas aos protocolos de colaboração entre o Município de Barcelos e as Associações Humanitárias do concelho.
As freguesias são contempladas com um conjunto de subsídios no valor total de mais de 130 mil euros, destinados a obras de ampliação de cemitérios, de alargamento de ruas e outras necessidades.
Ao nível do apoio às instituições do concelho, o executivo aprovou subsídios no valor global de cerca de 45 mil euros para fins desportivos, sociais e patrimoniais. Foram também aprovados os contratos-programa de desenvolvimento desportivo 2016 com quatro coletividades do concelho.
Nota: As propostas foram todas aprovadas por unanimidade.
Ver lista completa de deliberações