Entre 2014 e 2018, evoca-se o 1º Centenário da 1ª Grande Guerra Mundial. Barcelos, tal como outros concelhos, viu partir para os campos de batalha na África e na Europa, centenas de jovens, no caso de Barcelos, um dos maiores contingentes com 532 combatentes, a maior parte deles impreparados que, mesmo assim, dignificaram o nome de Portugal.
Esta edição faz parte da sessão comemorativa com que o Município de Barcelos irá assinalar a entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra, e contará ainda com a inauguração da Exposição Documental sobre a 1ª Grande Guerra, do Dr. Manuel Albino Penteado Neiva, e da Exposição Evocativa do Centenário da Grande Guerra, da Escola Prática dos Serviços (EPS) do Exército, na Sala Gótica dos Paços do Concelho.
Além desta iniciativa, realiza-se, no dia 31 de março a apresentação do livro “A Guerra Não se Fez Só Com Balas: uma outra faceta da participação portuguesa na Grande Guerra”, da autoria de José Manuel Alves dos Santos, Sargento de Operações, Informações e Segurança daquela Escola Prática de Serviços (EPS), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30.