O fim de semana da Lampreia, nos dias 20 e 21 de fevereiro, arranca com o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, através do pelouro do Turismo, no âmbito da política de dinamização do produto estratégico “Gastronomia e Vinho”, que englobará a Semana Gastronómica do Galo, o Fim de Semana do Bacalhau, o Fim de Semana dos Petiscos Tradicionais, a XI edição do Concurso Galo Assado, o Fim de Semana do Pica no Chão e termina em dezembro com o concurso Barcelos Doce.
A segunda edição do fim de semana da Lampreia conta com a participação de 17 restaurantes que vão trazer esta iguaria à mesa, fazendo do concelho de Barcelos uma das mais regiões mais procuradas nesta época do ano.
Este ciclóstomo, outrora muito abundante no Rio Cávado, tem uma ligação curiosa à história da cidade de Barcelos, uma vez que o novo foral de Barcelos, atribuído em 1515 por D. Manuel I, regulamentava a pesca, comercialização e taxação desta iguaria.
A Região do Minho ganhou em 2016 o título de “Região Europeia de Gastronomia”. Esta iniciativa pretende utilizar a gastronomia como um meio para estimular a inovação e divulgar culturas e identidades alimentares regionais. Neste sentido, e fazendo Barcelos parte do Minho, anualmente são realizadas várias atividades promocionais do produto estratégico “Gastronomia e Vinhos” que vão ao encontro dos principais propósitos desta “Região Europeia da Gastronomia”.