Esta conferência tem como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre os têxteis inteligentes e funcionais com especialistas da área e estabelecer pontes de diálogo e cooperação entre agentes educativos, investigadores e empresários da região. A iniciativa contará com estudantes do Ensino Secundário, Ensino Profissional e Ensino Superior e empresários do setor têxtil e do vestuário. A presidir a sessão de abertura estará o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.
O painel de convidados inclui especialistas na área dos “têxteis inteligentes e funcionais”, investigadores do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, da Escola Superior de Design do IPCA e do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.
O futuro da indústria têxtil estará também em debate. Numa mesa redonda vai discutir-se o tema: “Há futuro na têxtil? Desafios e oportunidades para jovens e empresários”. No debate participarão jovens, empresários do setor têxtil e do vestuário da região, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos e uma docente da Escola Superior de Design do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
A conferência Tecer o Futuro é mais uma iniciativa do projeto de parceria estratégica Erasmus+ Matters of Matter: future materials in science education”, que a Escola Secundária de Barcelinhos está a desenvolver em parceria com mais três escolas da Alemanha, Irlanda e Itália. Este projeto envolve meia centena de alunos do Ensino Secundário desta escola e tem como objetivo principal despertar os jovens para a inovação, investigação e formação académica, considerados pilares fundamentais para a construção do um futuro mais empreendedor. Os tópicos abordados neste projeto de parceria estão inseridos no currículo do curso geral de Ciências e Tecnologias e pretende-se que esta formação complementar lhes permita acompanhar a constante evolução científica e tecnológica.