Os novos órgãos sociais da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) para o quadriénio 2015-2019 tomaram posse, numa cerimónia realizada no Teatro Gil Vicente.
Na sessão, o Presidente da Câmara de Barcelos foi agraciado com o título de “Presidente Honorário” da ACIB, como forma de reconhecimento pelos 38 anos a servir a instituição e pela sua vida dedicada ao associativismo. No seu discurso, Miguel Costa Gomes, fez saber que “ este executivo municipal teve sempre as portas abertas para as instituições barcelenses e para a ACIB, numa perspetiva de partilha, de perceber as dificuldades do setor” e assegurou que “da parte do Município de Barcelos, a ACIB terá sempre a lealdade, a frontalidade” que sempre pautou a relação de ambas as instituições, e concluiu dizendo que “todos nós, responsáveis políticos, cidadãos, temos o dever de olhar para o país como um todo, com a responsabilidade que cada um de nós tem, contribuindo para aquilo que é a melhoria de uma nação e de um todo, e Barcelos, nesse sentido, fará o seu papel”.
Por sua vez, o Ministro da Economia, Caldeira Cabral, não poupou elogios ao executivo municipal, apontando a Câmara de Barcelos como um exemplo de uma Câmara amiga do investimento e que tem contribuído para a promoção do tecido empresarial. Em termos de política nacional, assegurou a retoma do programa “Simplex”, e disse ser “urgente” que os fundos comunitários estejam a funcionar.
João Albuquerque, Presidente da ACIB, dirigindo-se ao ministro, pediu-lhe para ter em atenção o “Portugal 2020”, de forma a que as empresas de menor dimensão tenham acesso ao “financiamento comunitário” e assinalou também a importância que as associações detêm junto das empresas.