Esta ação de sensibilização ambiental, que foi promovida pelo Município de Barcelos, através do pelouro do Ambiente, e que decorreu no dia 26 de setembro, recolheu 21 toneladas de resíduos, no total: quatro toneladas de misturas de resíduos urbanos e equiparados; dez toneladas de “monstros”; cinco toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos; e duas toneladas de embalagens de plástico. Por várias freguesias do concelho foram muitos os voluntários que puseram “mãos à obra” e se uniram com o mesmo propósito. Tornar Barcelos ainda mais limpo, saudável e harmonioso foi o objetivo principal e foi alcançado.
Uma iniciativa que se enquadra na política global traçada pelo Município, no que se refere ao Ambiente e aos cuidados a ter, e que ultrapassou todas as expectativas. Para o vereador Alexandre Maciel, responsável pelo pelouro do Ambiente , “esta iniciativa foi um verdadeiro sucesso, quer pelo número de voluntários – tivemos no terreno cerca de 450 voluntários -, quer pelo lixo recolhido – cerca de 21 toneladas, um valor bastante reduzido quando comparado com as 444 toneladas recolhidas em 2010-, o que nos indica que estamos no caminho certo e temos feito as apostas acertadas”.
As Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesias foram incansáveis e tornaram-se num dos parceiros fundamentais, na mobilização de voluntários, população e associações locais.
O ambiente é uma das grandes preocupações deste executivo. Esta iniciativa veio demonstrar o esforço votado à preservação da Natureza e dos espaços naturais existentes no concelho.
Informação complementar:
O Movimento Limpar Portugal consistiu numa das maiores manifestações de cidadania realizadas nos últimos anos em Portugal, tendo conseguido mobilizar a sociedade numa ação de limpeza de Portugal em 20 de março de 2010, com a participação de cerca de 100.000 voluntários e a participação do Presidente da República e da Ministra do Ambiente. Barcelos foi um dos municípios a aderir, tendo sido identificadas 161 lixeiras e recolhidas 444 toneladas de lixo.