O Município de Barcelos assume os custos com a contratação suplementar de outro pessoal auxiliar , “tarefeiras”, para suprir a falta de efetivos ou para assegurar o acompanhamento e apoio aos alunos em períodos mais críticos do quotidiano escolar, como o do almoço, em todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do primeiro ciclo sob tutela municipal. Como o valor pago a estas “tarefeiras” é relativamente baixo, tem sido prática fornecer o almoço a este pessoal nos termos em que é fornecido aos alunos.
Ainda do foro social, foram também aprovados apoios para refeições a trinta e dois alunos do 1º ciclo e ensino pré-escolar; atribuições de passe escolar com comparticipação a 100% a quatro alunos; apoios à habitação social no montante de 5.100,00 euros; e apoios ao arrendamento habitacional com cinco novos processos para comparticipação, e sete em curso para serem reavaliados.
Outras deliberações
Na reunião de executivo foram ainda aprovados vários apoios em forma de subsídios a diversas associações e freguesias do concelho, no valor global de 90.000,00 euros, de forma a apoiar obras e iniciativas.
Nota: Todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade, à exceção da proposta número 24 que foi aprovada por maioria.