Este é o momento de distinguir os artesãos e o artesanato e homenagear esta nobre tradição que faz de Barcelos a cidade rainha do artesanato. Serão atribuídos os prémios Inovação, Revelação e Carreira, bem como as sete distinções nas categorias de bordados, olaria, figurado, madeira e derivados, ferro e derivados, miniaturas e tecelagem.
Durante o certame, os visitantes podem apreciar e comprar o melhor do artesanato barcelense e nacional e, ao mesmo tempo, provar a gastronomia e os vinhos do concelho, usufruir da vasta programação musical, que conta com mais de 40 espetáculos de música popular e atuações de grupos folclóricos do concelho de Barcelos. A arruada de rusgas e concertinas está reservada para a noite de sexta-feira, dia 14 de agosto, que termina com cantares ao desafio.
A animação é ininterrupta, e entre o palco principal, a praça do vinho e a praça da alimentação é possível encontrar variadas especialidades da gastronomia minhota, que têm forte presença nesta Mostra. Várias associações do concelho apresentam, ao longo da Mostra, um cardápio diversificado de refeições a todos os visitantes.
A 33.ª edição da Mostra de Artesanato encerra no domingo, 16 de agosto, com “Histórias”, um espetáculo de Dança pela Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo (ARCA).
O certame tem entrada livre e o horário é o seguinte: de segunda a sexta feira, das 18h00 às 24h00; sábados e domingos, das 16h00 às 24h00.