Esta conferência conta com uma análise de diversos acontecimentos singulares, ocorridos no séc. XVI, que tiveram lugar no “Caminho Português” rumo a Santiago, começando no Porto e passando por várias cidades, incluindo Barcelos, até chegar ao destino, Santiago de Compostela, onde jaz o Apóstolo.
Serão partilhadas histórias escritas por alguns desses peregrinos que relatam as suas aventuras, ou de outros, desafortunados, que não tiveram a sorte de regressar à sua pátria, por desventuras sofridas. Haverá lugar ainda para se falar da hospitalidade, do famoso milagre do “galo” ou até mesmo da peregrinação jacobeia do Rei D. Manuel I, em 1502, momento em que o monarca doou uma lâmpada de prata à Catedral de Santiago, designada como “lâmpada dos Reis de Portugal”.
Nota Biográfica de José Carro Otero
Professor de Anatomia, Antropologia e História da Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Presidente da Real Academia de Medicina e Cirurgia da Galiza. Académico de Mérito das Academias Nacionais Portuguesas: das Ciências; da História e de Belas Artes. Membro da “Associação dos Arqueólogos Portugueses”.
Grande Cruz da Ordem Nacional Portuguesa do Infante D. Henrique; Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada. Comendador da Ordem Dinástica Portuguesa da Nossa Senhora da Conceição. Grande Cruz da Ordem de São Tomé Apóstolo (São Tomé e Príncipe).
Vice-presidente do “Turismo e Ano Santo” da Cidade de Santiago de Compostela (1975-1980). “Comissário Jacobeu da Galiza” para o Ano Santo de 1993 (1991-1993). Assessor Especial do Presidente do Governo Autónomo da Galiza. Comissário de exposições internacionais jacobeias nas cidades de Lisboa, Braga, Bruxelas, Hamburgo, Frankfurt e Perugia; organizador de numerosas conferências sobre a temática jacobeia e humanística. Autor de livros, artigos em revistas e jornais, e preletor de mais de um milhar de conferências em vinte países na Europa e na América Latina.
Atualmente é coordenador da “Confraria Universal de St. James” e membro de pleno direito do “Instituto de Estudos Jacobeu”.