A Câmara Municipal de Barcelos já aprovou o projeto de requalificação urbanística, que pretende prosseguir a política de revitalização do núcleo central da cidade, iniciada com a requalificação das Avenidas D. Nuno Álvares Pereira e João Duarte. O objetivo é promover a mobilidade e a acessibilidade, quer para os automobilistas, quer para os peões, através da requalificação das infraestruturas viárias, de forma a conjugar a fluidez do tráfego com a segurança dos transeuntes.
A obra consistirá na remodelação das redes de drenagem e de distribuição de água, bem como a modernização da rede de iluminação, criação de vias de acesso e pavimentação das ruas.
A intervenção a levar a cabo recorre a materiais dignificadores do espaço público e capazes de proporcionar aos residentes e utilizadores das vias um melhor usufruto. O desenho urbano mantém o esquema de circulação viário, procedendo à sua otimização geométrica, ordenando e demarcando as zonas de circulação pedonal das de estacionamento e estas das de circulação automóvel.
O valor estimado ronda os 502.165,89€, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.