O programa propõe um conjunto diversificado de atividades para todas as idades, com música, workshop de Raku, barristas e oleiros a trabalhar ao vivo, oficina de cerâmica, visitas guiadas às exposições patentes no Museu e muito mais. No dia 16 de maio, na Sala da Capela do Museu de Olaria, às 22h terá lugar o concerto de “Duquesa”, com Nuno Rodrigues a solo.
O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), celebra-se anualmente a 18 de maio. “Museus para uma sociedade sustentável” é o tema proposto para 2015 e tem como objetivo despertar a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.
Por sua vez, a Noite Europeia dos Museus começou como uma iniciativa francesa, apoiada de imediato pela UNESCO. Com esta iniciativa e abrindo os espaços museológicos em horários pouco habituais, procuram-se novos públicos e novas sensações.
Os museus são lugares únicos que nos aportam experiências e aprendizagens abonadoras à formação da nossa identidade. Associam a beleza do espaço às memórias culturais que interagem com a contemporaneidade.