Debates, apresentações de estudos académicos e exposição das principais oportunidades/dificuldades, que os agentes locais e regionais, que se encontrem ligados ao Mundo Rural e/ou ao Turismo no espaço rural enfrentam, é o objetivo do seminário “A Ruralidade como argumento Turístico”, que a Câmara de Barcelos, em parceria com os cursos de Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e de Gestão de Atividades Turísticas do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de Barcelos, promove no auditório municipal.
O encontro tem como objetivo apresentar projetos turísticos desenvolvidos em meio rural pelos alunos, assim como discutir as oportunidades e constrangimentos existentes para o desenvolvimento do mundo rural na região.
A sessão será aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, seguindo-se do Presidente do IPVC, Rui Teixeira, do Presidente do IPCA, João Carvalho, e do Coordenador do Curso de Turismo do IPVC, Carlos Fernandes.
O seminário contará com debate, apresentações de estudos académicos sobre o tema, um painel mais técnico ligado aos apoios existentes, tendo presentes para o efeito especialistas da BIC MINHO, Sara Machado, e da ATHACA, Mota Alves, e, por fim, a apresentação de dois exemplos de sucesso no negócio.
Esta ação é direcionada principalmente aos agentes locais e regionais que se encontrem ligados ao mundo rural e/ou ao Turismo no espaço rural. É dirigida ainda ao público ligado à agricultura, vinho e enoturismo.
Com este evento, o a Câmara de Barcelos pretende sensibilizar os agentes locais do turismo para a importância da inovação, pró-ação e exploração do mundo rural, com o intuito de enriquecer o produto turístico local e regional.
O turismo rural é cada vez mais procurado e são inúmeras as potencialidades que tem. Barcelos, pelas suas características de enquadramento únicas, é um concelho privilegiado, abarcando desde o enoturismo, às tradições enraizadas, passando pelo saber receber.