Durante a sessão solene no domingo, que se realizou na sede dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, no dia 29 de março, Miguel Costa Gomes destacou a importância dos bombeiros na defesa dos bens e da vida dos cidadãos. “Nunca é demais referir a importância que os bombeiros têm para todos nós”, disse o Presidente da Câmara que deixou um alerta em relação à proposta que está a ser elaborada para a lei de financiamento aos bombeiros. “Há uma tentativa de, genericamente, tratar os bombeiros no país como sendo todos iguais, quando, na verdade, sabemos que há diferenças de município para município”, salientado que “se corre o risco das corporações que são ajudadas pelos municípios serem prejudicadas, uma vez que a proposta de lei prevê que o financiamento dos bombeiros faça parte do orçamento municipal, mas esta medida só ajuda os bombeiros que não contam com ajuda autárquica e prejudica aqueles em que os municípios têm a consciência de ajudar”.
O Presidente da Direção, Amadeu Lemos, durante a sessão solene fez “uma referência especial” aos 25.600 sócios efetivos dizendo que “esta é uma receita que constitui um enorme suporte financeiro para a vida da instituição, nunca sendo de mais salientar o quão importante e valiosa é a quota para a nossa causa, que também é a causa dos nossos sócios”.
Este responsável pela Associação Humanitária agradeceu à Câmara Municipal a “intensa colaboração e todos os apoios concedidos” aos Bombeiros, mencionando o trabalho desenvolvido pela instituição nascida em março de 1984. No âmbito social, a Associação tem 48 utentes no apoio domiciliário (sete dias por semana), 45 utentes no centro de dia (seis dias por semana)) e serve 65 refeições diárias na cantina social.