O programa da Festa das Cruzes 2015 foi apresentado na Casa da Azenha pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, pelo monsenhor Abílio Cardoso e pela vereadora da Cultura, Elisa Braga domingo, dia 29 de março.
Uma vez mais, o programa é amplamente marcado pela presença de grupos e artistas do concelho, numa lógica de promoção dos trabalhos artísticos desenvolvidos por quem é de Barcelos. A Câmara quer, assim, à semelhança do que acontece com outras iniciativas, dar oportunidade a quem tem valor de divulgar os seus projetos, pelo que decidiu continuar a apostar nos talentos do concelho.
Na apresentação do programa da Festa das Cruzes, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos começou por justificar a alteração do espaço, optando pela renovada Casa da Azenha. “Fugimos do conforto que poderia ser o auditório municipal, que por tradição é onde apresentamos a Festa das Cruzes, para apresentar este edifício recentemente requalificado, que é também um espaço cultural que funcionará como Help Point dos peregrinos do Caminhos de Santiago”. Não deixou de salientar a importância que o Município dá aos Caminhos de Santiago, nomeadamente a recente aprovação da nova designação da ponte Medieval para «Ponte dos Caminhos de Santiago»”. No que diz respeito ao programa da Festa das Cruzes, “mantém a qualidade, a referência e a importância que Barcelos tem”. “A oferta é muito grande e de qualidade. Mantemos aquilo que é uma tradição de Barcelos, de muito oferecer, com qualidade, demonstrando aquilo que é a nossa riqueza”. Terminou convidando todos a “desfrutar” das festividades, lembrando a beleza da majestosa procissão com as 89 cruzes representando todas as paróquias do concelho, constituindo o ponto auge da Festa das Cruzes.
Por fim, o presidente da Câmara enalteceu a colaboração de dezenas de associações do concelho e o trabalho de todos os que contribuem para a elaboração do programa da Festa das Cruzes.
Abílio Cardoso, Prior de Barcelos, mencionou que “a Festa das Cruzes já não passa sem a referência ao Caminho de Santiago. Temos aqui um Help Point para que os nossos peregrinos possam saborear, ficar e beber um pouco deste «Galo de Barcelos»”. O Prior de Barcelos salientou também o momento alto das festividades, o dia 3 de maio, consagrado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz, com o “cenário belíssimo das cruzes das 89 paróquias”, representativas de “identidades, de paróquias, de uma sociologia de um povo crente”.
Este ano, o programa tem como cabeças de cartaz os Xutos & Pontapés, José Cid, entre outros. O programa compreende ainda um conjunto de eventos e de atividades culturais e recreativas, que mobilizam dezenas de coletividades na cidade e no concelho.