Uma vitória difícil face ao equilíbrio verificado nas dez primeiras classificadas composições deste desfile, onde se destacaram: a APAL – Associação de Pais de Alvelos, com o tema a “Saúde está de tanga e o povo não manda”; a APACEJIG – Associação de Pais de Galegos S. Martinho, com a composição do “Ratatui”; o Agrupamento de Escuteiros de Alvelos, com a “Corporacion Dermoistica”; a Associação Recreativa e Cultural “Águias de Alvelos”, com a composição “Bombeiros Marados; a APEJIM, Associação de Pais da Escola e JI de Moreiros, com o tema a “Vida do Arco Íris”; a Casa de S. João de Deus, com a “Magia do Carnaval”; a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, com o tema “2015 – Ano Internacional da Luz”; a Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente, com a “ A Copa de Chorente”; e A Foca – Associação de Pais de Carreira e Fonte Coberta, com o tema a “Fuga das Galinhas e dos Galos”.
Este foi um dos carnavais mais concorridos dos últimos anos e contou com mais de 2000 figurantes, de 43 associações, numa demonstração popular que encontra em Barcelos o seu espaço de eleição no Norte de Portugal. Foram ainda premiados o Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu, com o tema “não falta quem mame”; Associação Mais Juventude com o tema “Aqui Vale Tudo”; o Centro Social de Cultura e Recreio da Silva, com o tema a “globalidade”; a Associação de Futsal de Campo, com o tema “caça -milhões”; e o Grupo Folclórico de S.Lourenço de Alvelos, com o tema a “saúde está doente”.
Nas associações que desfilaram a pé o júri premiou o Agrupamento de Escuteiros de Bastuço S. João, com o tema “ A Lusitânia e os 40 ladrões”.
Em termos globais, o Carnaval Popular de Barcelos registou uma das suas mais concorridas edições, com o Desfile de Cabeçudos e Gigantones a animar a tarde de domingo, com mais de 100 figurantes e o Concurso de Máscaras, seguido do espetáculo de Dança da ARCA, na segunda feira à noite.
Na terça feira, o desfile de Carnaval juntou milhares de pessoas ao longo de todo o percurso. De igual modo, foram muitas centenas de pessoas que no final do desfile ficaram a assistir na Avenida da Liberdade ao espetáculo de música do cantor popular Jorge Amado.