Com este protocolo, o Município aproveita as sinergias existentes nas freguesias e a proximidade destas aos problemas dos cidadãos, com vista à simplificação de processos de atuação junto das populações. Por isso, a mobilização das freguesias para estes objetivos é fundamental, uma vez que são “parceiros estratégicos no desenvolvimento do poder local junto das populações”.
Esta é, portanto, uma aposta do Município numa “gestão mais descentralizada”, reconhecendo nas Juntas de Freguesia o elo fundamental de ligação aos cidadãos.
Para assegurar esta cooperação técnico-financeira, a Câmara Municipal dotará as freguesias de meios financeiros adequados, transferirá em 2015 uma comparticipação no valor equivalente a 200% do FFF
O executivo mantém assim a linha iniciada em 2010, quando foi assinado, pela primeira vez, um protocolo semelhante, o que faz do concelho de Barcelos o terceiro melhor a nível nacional no que diz respeito às transferências para as Juntas de Freguesia.
Subsídios e outros protocolos ascendem a mais de 700 mil euros
Ainda na reunião de câmara de 30 de janeiro foram aprovados contratos-programa desportivos com o Santa Maria FC, o Gil Vicente FC, a Associação de Futebol Popular de Barcelos, o Basquete Clube de Barcelos e também o acordo de colaboração com a Associação de Futebol de Braga, cuja comparticipação financeira global atinge 505.000,00€.
Foi aprovado também um conjunto de apoios financeiros às juntas de freguesia, instituições desportivas, sociais e religiosas, sob a forma de subsídios, num montante global de mais de 200 mil euros, tendo em vista a realização de obras necessárias ao desenvolvimento das suas atividades e apoio à prossecução dos seus objetivos.
Nota: As propostas foram todas aprovadas por unanimidade.
Ver lista completa de deliberações