Miguel Costa Gomes saudou a corporação, com revista à formatura, e felicitou os dirigentes e bombeiros por mais um aniversário desta instituição centenária.
Na receção, o Presidente realçou o trabalho da corporação, afirmando: “o Município estará sempre disponível para colaborar com as corporações do concelho, sempre fazendo parte da solução e nunca do problema”. “É ponto de honra manter o apoio às três corporações do concelho, estando o município atento a alguma situação atípica que possa acontecer”.
Miguel Costa Gomes evidenciou ainda o empenho e a dedicação dos bombeiros à causa humanitária, muitas vezes com sacrifício da vida pessoal e familiar. “Sempre encarei os bombeiros de uma forma especial, pelo papel que desenvolvem na sociedade”.
Na apresentação de cumprimentos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos à Câmara Municipal, Eduardo Jorge Reis, ainda Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, agradeceu “a colaboração e o apoio prestado pelo município” apresentando números referentes ao ano de 2014, que teve uma média de 37 serviços por dia, num total de “13,576 serviços, numa corporação que conta com 103 elementos, envolvidos em 944 horas de formação, quer em empresas, em instituições de solidariedade social, infantários, escolas e outros homologados pelo comando distrital”.
Após esta cerimónia, o Presidente da Câmara, acompanhado pelo Presidente da Assembleia Geral e pelo Presidente da Direção dos Bombeiros, colocou uma coroa de flores junto à estátua do bombeiro, seguindo-se a Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais no Quartel dos Bombeiros, integrados no programa das comemorações do 132.º aniversário.
Eduardo Jorge Reis foi empossado Presidente da Direção e Vitor Coutinho tomou posse enquanto novo Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária.