Uma cerimónia solene que iniciou com a celebração Eucarística presidida por Sua Excelência Reverendíssima, Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga, seguindo-se o momento em que os novos órgãos gerentes fizeram o seu comprometimento de bem gerir os Bens da Santa Casa, bem como cumprirem e fazerem cumprir o Compromisso da Irmandade.
Em todas as intervenções proferidas na tomada de posse, todos reconheceram o trabalho desenvolvido por António Pedras nos últimos anos à frente da SCMB. Miguel Costa Gomes referiu-se a António Pedras como um “homem de convicções e de causas”.
No seu discurso, o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, Vítor Coutinho, realçou que pretende trabalhar em rede com outras instituições do concelho, na perspetiva de uma verdadeira economia social, apontando a saúde como outro setor prioritário dando ênfase à colaboração com o Hospital de Barcelos.
Palavras que o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, fez questão de sublinhar e de louvar no seu discurso no que diz respeito à disponibilidade demonstrada pelo novo provedor de continuar a trabalhar em parceria com as diferentes instituições do concelho, pois como referiu Miguel Costa Gomes é tempo de dizer “basta ao desperdício de recursos” nesta área.
O Presidente da Câmara reafirmou ainda, a disponibilidade total do Município para colaborar e apoiar os projetos da SCMB, sublinhando a vontade como fator determinante para a realização de projetos úteis à comunidade.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Leal da Costa, saudou a abertura dos novos dirigentes da SCMB para o desenvolvimento de projectos na área dos cuidados paliativos e prometeu apenas que o Governo irá continuar a reforçar a rede nacional de cuidados continuados integrados.
No fim da Cerimónia Solene o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos seguiu para a União de Freguesias de Creixomil e Mariz para participar na Presidência Aberta. Uma sessão pública que se realizou na Sede de Junta, em Mariz e que teve sala completamente cheia de cidadãos barcelenses que tiveram a oportunidade de colocar questões ao Presidente da Câmara.