Pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “Barcelos, Cidade Presépio” pretende proporcionar uma maior vivência da mensagem natalícia e sensibilizar a comunidade para a tradição cultural da construção do presépio.
Esta é, também, uma forma de promover a dinamização do centro histórico da cidade através do envolvimento da comunidade local na animação de Natal, potenciando a partilha de experiências e os valores associados à quadra natalícia.
A adesão por parte de Associações, Instituições e Conjuntos de Moradores tornou possível a iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Paróquia de Santa Maria Maior que premeia as melhores construções artísticas e populares do presépio tradicional.
A diversidade, originalidade e criatividade das composições foram alguns dos critérios avaliados nos nove presépios que estavam a concurso: Fonte de Baixo, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, Artesãos M. S. Cordeiro e João Rego, Agrupamento XIII – Escuteiros, Moradores da Rua Miguel Bombarda, Quinta do Aparício, Associação a Nossa História e ACIB.