O projeto foi apresentado numa sessão pública promovida pela Junta de Freguesia de Barqueiros e pela Câmara Municipal, que se realizou no dia 6 de dezembro e que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, António Cardoso, técnicos do Município responsáveis pela elaboração do projeto e do Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, Alexandre Maciel.
O Vereador explicou que “esta intervenção nas Quintas de Prestar foi considerada de interesse público pela Câmara e Assembleia Municipais de Barcelos e obteve a aprovação da Direção Geral de Energia e Geologia e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte”.
O projeto de Valorização das Quintas, que têm uma área total de 52.763 metros quadrados, contempla um lago com um palco no seu interior, um anfiteatro a circundar o lago, a casa mortuária de Barqueiros, parques de estacionamento, arruamentos interiores e exteriores, pedonais e carrais, parque de lazer (infantil e de manutenção), horta pedagógica, áreas verdes e edifício multiusos (centro de interpretação do caulino e da telha).
No final dos anos 80/início dos anos 90, o Governo decretou a suspensão da exploração de caulino nas Quintas de Prestar pela concessionária Mibal – Minas de Barqueiros, S.A, até que estivessem reunidas as condições objetivas e subjetivas, ou seja, que existisse paz social na freguesia de Barqueiros.
Depois de um período de negociação que decorreu entre dezembro de 2006 e novembro de 2007, e depois da Assembleia de Freguesia de Barqueiros ter autorizado na sua sessão de ordinária de 7 de dezembro de 2007, em 23 de julho de 2008 foi celebrado um protocolo de colaboração entre a Freguesia de Barqueiros e a concessionária, no qual se encontram vertidos os termos e condições em que estas entidades acordaram o reinício da exploração de caulino nas quintas de Prestar.
Os três aspectos fundamentais do protocolo são os seguintes: doação das quintas de Prestar à Freguesia de Barqueiros após a sua exploração, redução significativa dos prazos de exploração e recuperação por parte da “Mibal”, donativos monetários à Freguesia de Barqueiros.
Os donativos monetários permitiram à Junta de Freguesia de Barqueiros a requalificação da rede viária de Barqueiros, a electrificação do Terreiro das Necessidades e a construção da sede da Junta de Freguesia de Barqueiros, entre outras intervenções/obras.
Após a celebração do protocolo, o Governo, autorizou, por despacho datado de 25 de junho de 2009, o reinício da exploração de caulino nas Quintas.
Em 23 de novembro desse ano reiniciou-se a exploração de caulino nas quintas de Prestar e em 23 de novembro de 2011 concluiu-se a exploração de caulino e iniciou-se a recuperação paisagística daquele espaço.
Desde então está em curso a recuperação paisagística das quintas de prestar, encontrando-se, actualmente, em execução, a casa mortuária de Barqueiros.
As quintas de Prestar foram doadas em duas fases, uma primeira parcela de 15927/m2 em 2013, e restante área em 2014.
As escrituras públicas de doação foram celebradas entre a Freguesia de Barqueiros e a concessionária “Mibal”.