Milhares de pessoas encheram a cidade, especialmente no fim de semana de 20 e 21 de dezembro, animando as ruas e o comércio local.
No domingo à tarde, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, acompanhado pelos restantes membros do executivo assistiram à chegada do Pai Natal em trenó e ao desfile de motards vestidos de Pai Natal, um momento que cativou atenção das pessoas que circulavam e conviviam na Avenida da Liberdade.
Mas de outros eventos também se faz o Natal deste ano na cidade de Barcelos.
Quem quiser pode percorrer as artérias de Barcelos e dar um salto até à sede dos Bombeiros de Barcelinhos à procura dos oito presépios instalados nas ruas e no exterior de edíficios para apreciar a arte e tradição popular nos arranjos dos presépios. Percorrer este trilho dos presépios constituiu, aliás, a última etapa de 2014 do programa Caminhar para Conhecer Barcelos, que se realizou no sábado, 20 de dezembro.
Pode também apreciar mais de duas centenas de presépios feitos, na maior parte, por artesãos de Barcelos e que estão expostos no Museu de Olaria, a Sala Gótica, a Torre Medieval, o Posto de Turismo e a Casa do Vinho.
Entretanto, foram já realizadas diversas atividades, como o teatro de marionetas, no Teatro Gil Vicente e um grande espetáculo de dança promovido pela Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo (ARCA) no Pavilhão Municipal de Barcelos, onde o talento, o trabalho e a dedicação se aliaram à magia da quadra natalícia, resultando em brilhantes performances de mais de 250 bailarinos, dos 4 aos 55 anos, entre muitas outras iniciativas.
A animação de rua promovida pela ACIB, a música gravada e as ações de entretenimento e evocação da quadra natalícia mantém-se por estes dias no centro histórico da cidade.