Na gala de encerramento, que se realizou no Auditório da Câmara Municipal, o Presidente da autarquia, Miguel Costa Gomes, agradeceu a à Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) ter confiado a Barcelos a realização da edição deste ano da Cidade do Vinho, bem como a todos quantos se envolveram na organização deste evento e aos produtores e empresários da restauração do concelho que participaram nesta ação promovida pela Câmara Municipal.
Na sua intervenção, Miguel Costa Gomes disse que, com este evento, o concelho “deu um passo muito importante na sua afirmação e promoção, designadamente ao nível do vinho e gastronomia”.
O Presidente da Câmara saudou também o concelho de Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015, representado nesta cerimónia de encerramento por Jorge Albardeiro, técnico de turismo daquela cidade alentejana e a quem Miguel Costa Gomes entregou uma lembrança do Município de Barcelos, como prova de passagem de testemunho.
Também na sua intervenção, o Secretário Geral da AMPV, José Arruda, felicitou o Município pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2014, afirmando que Barcelos “deu um forte contributo para a divulgação do vinho verde”.
Para José Arruda, os municípios desempenham “um papel muito importante na promoção dos seus territórios”, em forma de parceria, como é exemplo as candidaturas apresentadas à Cidade do Vinho 2015 e o êxito da Rainha das Vindimas, que realizou em Barcelos o maior concurso de sempre.
Na sessão de encerramento, o Vereador do Pelouro do Turismo, José Carlos Brito, entregou os prémios dos concursos Melão Casca de Carvalho, Galo Assado, Esplanadas.
O Vice Presidente da Câmara, Domingos Pereira, entregou o prémio Personalidades do Ano aos produtores Francisca Vinagre e José Miranda e Entidade do Ano à Confraria do Vinho Verde.
A sessão contou ainda com o desfile das concorrentes e da Rainha das Vindimas de Barcelos e nacional e foi animada pela Banda Plástica de Barcelos.
Ainda no âmbito do encerramento da Cidade do Vinho 2014 decorreu, durante a tarde, o Encontro Nacional de Confrarias, em parceria com, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal. Cerca de uma centena de confrades, representantes de 17 confrarias e trajados com as respetivas indumentárias, estiveram no Museu de Olaria de Barcelos para a reunião do grupo e visita, seguindo-se uma receção do Auditório da Câmara Municipal. No final puderam assistir a uma atuação do Grupo Folclórico de Santa Maria de Moure.
Posteriormente, as confrarias desfilaram pelas ruas do centro da cidade até à Casa do Vinho, onde foi inaugurada uma exposição de pintura intitulada “Sinergias do Vinho”, de Mário Vitória, que estará patente naquele espaço durante todo o mês de dezembro.
A terminar este Encontro Nacional de Confrarias, foi apresentada a Aguardente Vínica Loureiro 2001 Quinta do Tamariz, produto de grande qualidade muito apreciado por todos os presentes.