Foi atribuído um subsídio no valor de 20.000,00€ à Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas (APACI), como comparticipação nos custos de construção de um novo edifício destinado às valências de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial, junto das atuais instalações do CAO, na freguesia de Tamel S. Veríssimo. Com este projeto, a instituição pretende continuar o trabalho desenvolvido junto da comunidade ao longo dos últimos 35 anos, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência e das suas famílias.
Foi nesse sentido que o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, acompanhado da veredora do Pelouro da Ação Social, Armandina Saleiro e pelos responsáveis da instituição visitou no dia 3 de novembro as novas instalações do CAO, que incluem o Lar Residencial. Durante a visita, a presidente da Direção da APACI, Eduarda Rego, explicou a funcionalidade do Centro e mostrou as comodidades das novas dependências, destacando a melhoria substancial das instalações que vai permitir que a instituição sirva cada vez melhor os seus utentes.Ainda na reunião de 7 de novembro, o executivo municipal aprovou um subsídio ao Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa, no valor de 20.000,00€, destinado à conclusão das obras no edifício do Centro Social e na aquisição de equipamentos para as respetivas valências.
Foram também aprovados subsídios no valor global de 47.500,00€, para apoio a obras em três igrejas paroquiais do concelho; subsídios no valor de 87.000,00€ às Juntas de Freguesia para diversos fins; e a instituições culturais e de recreio, no valor de 4.000,00€, para o desenvolvimento das suas atividades.
O executivo municipal aprovou a contratação de serviços de iluminação de Natal e de fogo de artifício para a passagem de ano, no valor de 25.000,00€.Aprovou também o reconhecimento de interesse público de duas parcelas de terreno situadas em Espaço Natural e RAN, tendo em vista a construção de edifícios destinados a indústria e serviços.
Câmara aliena viaturas abandonadas
De acordo com o novo regulamento municipal sobre a entrega, remoção, recolha e depósito de veículos abandonados ou estacionados indevida e abusivamente – regulamento que harmoniza as regras ambientais e as que estão previstas no Código da Estrado – o Município passou a dispor de um conjunto de viaturas abandonadas, às quais se torna necessário dar um fim.
Assim, a Câmara aprovou a declaração de abandono e aquisição de 19 viaturas encontradas naquelas situações, com a integração de duas delas na frota automóvel do Município e a venda das restantes, em modelo ainda a determinar.
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Nota: As propostas números 10 e 28 foram aprovadas por maioria; as restantes foram aprovadas por unanimidade.