Num investimento total de cerca de 630 mil euros, apoiado pelo ON2-Minho IN, até final de 2014, Barcelos mune-se de importantes ferramentas que permitem incrementar os factores que fazem deste concelho um território diferenciador, plural e vivo, e apelativo para a fruição turística, nomeadamente no domínio do turismo de experiências e criativo, como poucos em Portugal.
Ao implementar em Barcelos o programa de acção do PROVERE Minho IN, o Município cria um conjunto de mecanismos, em vários registos, de salvaguarda e valorização das artes e ofícios tradicionais deste território.
Paralelamente, o concelho barcelense mune-se de argumentos de cariz promocional e de dinamização económica que alavancam a afirmação de Barcelos, como um território dinâmico e de excelência artística sustentado num modus vivendi singular onde a criatividade foi, e, é, um activo do quotidiano destas gentes. Argumentos que reforçam o posicionamento de Barcelos nos vários domínios, designadamente das artes, da cultura e da identidade.
“As réplicas hoje colocadas integram um programa mais abrangente de criação de um conjunto de ferramentas, em vários registos, de salvaguarda e valorização das artes e ofícios do concelho de Barcelos”, adiantou o presidente da Câmara na sessão.
O projeto incluiu a participação em feiras nacionais e internacionais de turismo, ainda o registo fotográfico do artesanato do concelho, com mais de 1500 fotos, a edição de seis rotas em livro e em dvd, a edição de três estudos (Bordado do Crivo, Biografia de Rosa Ramalho e Famílias ligadas ao figurado de Barcelos), o processo de certificação do Bordado de Crivo de Carreira, entre outras ações.