O turismo no espaço rural desempenha um papel muito importante no desenvolvimento das comunidades locais, na medida que contribui para a criação de emprego, para a implementação de infra-estruturas e equipamentos, para o aumento dos rendimentos das famílias locais, para o desenvolvimento do comércio e dos serviços, bem como para a preservação e valorização dos recursos patrimoniais e naturais. Além disso, este tipo de turismo é cada vez mais procurado pelos que desejam um turismo de experiências autênticas e diferenciadoras.
Assim, no sentido de dar a conhecer algumas unidades produtivas de vinho verde, a Câmara Municipal promove o percurso pedestre “Aquém-Cávado”, que terá passagem pelo Solar dos Azevedos (Lama) e pela Quinta do Barco (Manhente). Este percurso tem dez quilómetros de extensão, a dificuldade é media e terá a duração de cerca de 2h30.
Na parte da tarde, pelas 14h00, o Município de Barcelos promove a visita a duas unidades de alojamento: as Casas do Rio (Casa de Campo), na freguesia da Cossourado e a Casa de Panque (Alojamento Local), na freguesia de Panque.A saída está prevista para as 8h30
As inscrições estão abertas e são limitadas.
Devem ser feitas no Posto de Turismo de Barcelos (Tel. 253 811 882; turismo@cm-barcelos.pt).