No âmbito da programação anual de “Barcelos, Cidade do Vinho 2014”, a Câmara Municipal, através do Pelouro do Turismo, em colaboração com a AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, realiza duas galas com vista à eleição da Rainha das Vindimas de Barcelos e da Rainha das Vindimas de Portugal.
Na primeira gala, concorrem 15 jovens barcelenses, representando algumas associações e juntas de freguesia, que irão ser avaliadas pela participação em três desfiles (traje tradicional, casual e vestido de gala), e pela sua exposição sobre o tema “A Vinha, o Vinho e o Mundo Rural”, que produziram no momento da candidatura.
O júri da primeira galas, composto pela estilista Ana Sousa, pelo empresário têxtil Luís Silva, pelo vereador Carlos Brito, pelo secretário-geral da AMP José Arruda e pela empresária/ relações publicas de moda Cristina Gonçalves, terão em conta na sua avaliação a beleza das candidatas, a “riqueza” do traje tradicional utilizado ou o conhecimento e preocupação demonstrados pelas candidatas face aos valores tradicionais ligados ao vinho e à vinha, e a sua importância no contexto local e nacional.
Quanto à segunda gala, destinada à eleição da Rainha das Vindimas Nacional, realizar-se-á no próximo dia 20 de setembro, pelas 21h30, no Teatro Gil Vicente. Estão também previstos três desfiles com o mesmo tipo de trajes da gala local, estando a concurso 15 candidatas, representantes de 15 municípios associados da AMPV.
Esta é uma iniciativa com tradição no seio da AMPV, sendo que alguns dos Municípios que integram a associação realizam a eleição da sua Rainha das Vindimas há vários anos.
Na gala nacional irão marcar presença alguns representantes dos executivos municipais que apresentaram candidatas a concurso.
Apesar do epíteto “Barcelos, Cidade do Vinho” terminar no final de 2014, pretende-se que as sinergias criadas com o projeto se perpetuem no tempo, aproveitando-se as dinâmicas criadas para potenciar o produto vínico, mas também as outras mais-valias do concelho.