A iniciativa, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, constituiu a segunda parte do XIII Encontro de Hospitaleiros do Caminho Português de Santiago, já que no passado dia 13 de setembro se realizou em Pontevedra a primeira parte deste Encontro promovido pela Fundação Amigos do Caminho Português de Santiago (FACPS).
No encontro realizado em Barcelos estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, o Alcaide de Pontevedra, Miguel Fernández Lores, o Presidente da FACPS, Celestino Lores Rosal, o Vice Presidente da Câmara, Domingos Pereira, a Vereadora da Cultura, Maria Elisa Braga, entre outros representantes de entidades ligadas ao Caminho de Santiago, como a Associação de Esapços Jacobeus e de visitantes de Pontevedra.
Na sua intervenção, o Presidente da FACPS explicou que o XIII Encontro de Hospitaleiros foi organizado nas cidades geminadas de Pontevedra e de Barcelos “para reafirmar que são irmãs no Caminho de Santiago”.
Também o Alcaide de Pontevedra referiu o Caminho como elemento de união, destacando a importância económica e cultural deste percurso jacobeu para os respetivos municípios. “É nossa obrigação potenciar este Caminho e promover uma relação mais intensa entre as duas cidades”, disse Miguel Fernández Lores, que acrescentou: “Com Portugal partilhamos a mesma língua, a mesma cultura, a mesma História. Temos raízes comuns e, por isso, [este] é o momento de retomar as nossas relações, em benefício dos dois povos”.
A mensagem do início de uma nova era na relação entre as duas cidades foi também subscrita pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos que, afirmou: “É o momento da relação de amizade entre Barcelos e Pontevedra serem retomadas” e o Caminho de Santiago é o elemento que pode dar um novo impulso a essa relação, referiu Miguel Costa Gomes. “A aposta que fizemos no Caminho de Santiago está ganha, mas há ainda um percurso a traçar ao nível das potencialidades para cada uma das nossas regiões”, seja na economia, na cultura, no desporto, na vida empresarial ou em outras áreas.
Miguel Costa Gomes agradeceu a presença e o empenho de todas as entidades neste Encontro e felicitou a organização pela realização deste evento nas cidades de Pontevedra e Barcelos, afirmando que a Câmara Municipal está disponível para promover este tipo de iniciativas.O encontro incluiu ainda uma sessão explicativa da origem e da História das duas cidades e a palestra “Caminho de Santiago: tempo de procura, lugar de encontro. Identidades e idiossincrasias na tradição jacobeia”, proferida por José Rui Teixeira.