Num recital de piano comentado que enquadrará o público na música e na estética de Lopes-Graça, o pianista Fausto Neves apresentará obras exclusivamente daquele compositor.
O programa do concerto percorrerá várias fases da produção daquele compositor, desde a proximidade da recolha etno-musical (“Melodias Rústicas Portuguesas”) até uma estilização mais erudita (“Cinco Nocturnos”), passando por um verdadeiro diário musical de afetos e de pesares (“Músicas Festivas” e “Músicas Fúnebres”), e concluindo com a primeira das suas obras com forma mais extensa – a “Sonata nº1”.
Este concerto, que contará ainda com a intervenção da pianista Joana Resende, integra-se num trabalho de investigação sobre “Receção Musical” e apelará à colaboração do público no final, respondendo a um pequeno questionário.
Fausto Neves é diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, tendo completado os seus estudos na Universidade Laval (Canadá) e no Conservatório de Música de Geneve (Prémio de Virtuosidade), onde veio a lecionar, assim como no Conservatório de Sion, ambos na Suíça.
Foi discípulo de Helena Costa, contactando a grande tradição pianística também com Robert Weizs, Harry Datyner e, em masterclasses, Sequeira Costa, Moura Castro, Josef Palenicek e Jörg Demus. Estreou-se aos 14 anos com a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção do maestro Silva Pereira.
Atualmente ocupa o cargo de professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro, exerce docência na Escola Profissional de Música de Espinho e dirige o Coro “Amigos da Música”.
O recital tem entrada gratuita.