A mostra foi inaugurada sábado, dia 19 de julho, pela vereadora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos numa sessão que contou com a presença do escultor. Elisa Braga agradeceu a exposição, afirmando que “é uma satisfação para o município acolher esta exposição, que é também uma mais valia para o Museu de Olaria, pela beleza das peças aqui expostas”.
Na inauguração, João Carqueijeiro deu algumas explicações sobre como procedia à criação das suas peças, em formas tridimensionais de grande dimensão, com a mistura de pastas e a inclusão de ardósia fundida, que remete sempre para a transformação da terra.
O escultor nasceu em 1954 e vive no Porto. Concluiu o Curso Superior de Desenho na Cooperativa Árvore (ESAD), em 1982, sob orientação do mestre Sá Nogueira, especializou-se em Roda de Oleiro, Vidrados de Grés e Raku, na Escola de Cerâmica de La Bisbal, na Catalunha. Desde essa altura, dedicou-se à investigação da cerâmica, bem como ao seu ensino. É professor dos Cursos Livres de Cerâmica na Cooperativa de Actividades Artísticas “ÁRVORE” desde 1986, da qual também é sócio.
Foi membro fundador em 2005, do Projecto Cerâmica “Oficina 2000&5”. Em 2007, foi membro do Júri, da VIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Em 2010 realizou um painel cerâmico em relevo de 0,75m x 100m x 0,05m para exterior do Crowne Plaza Hotel, em Vilamoura. Em 2011 criou o seu Ateliê pessoal – Oficina João Carqueijeiro. Ainda em 2011, realizou um mural modular tridimensional, em cerâmica vidrada, de 3m x 10m x 0,30m para a entrada principal do edifício do Fórum da Bienal de Cerveira. É sócio de várias associações artísticas, nomeadamente, Artistas de Gaia Cooperativa Cultural e Projeto NDC.
Participa em várias exposições coletivas desde 1986, em Portugal e no estrangeiro, onde também realizou algumas exposições individuais.
Obteve vários prémios em Portugal e está representado em diversas coleções, institucionais e privadas.