Ao longo do próximo ano letivo, os agrupamentos escolares e o Município irão selecionar os alunos e as equipas que, no verão, participarão no curso e nas atividades em laboratórios da UM.
O curso terá uma duração de um mês, onde as seis equipas finalistas dos cursos desenvolvidos nas escolas secundárias terão possibilidade de realizar um projeto. Além disso, a UM vai receber alunos durante uma semana nos laboratórios da sua Escola de Ciências da Saúde, promover palestras e fazer cursos de duração de seis dias (aos sábados) nas escolas de Barcelos para estudantes do ensino secundário.
Por sua vez, a Câmara Municipal assegura o transporte dos alunos (ida e volta) para a Universidade e atribuirá duas bolsas de estudo para investigação, no valor de cinco mil euros cada, para o desenvolvimento de atividades de investigação no âmbito deste acordo de colaboração. Esta é mais uma ação demonstrativa da responsabilidade da própria UM enquanto centro de investigação e educação, permitindo-lhe captar o interesse dos jovens para a Ciência e para áreas as diversas áreas vocacionais.
Por outro lado, este acordo mostra a importância que o Município atribui à formação qualificada e à construção de percursos educativos de excelência dos jovens barcelenses, num contexto de partilha e cooperação com instituições do ensino superior.
Município atribui mais de 200 mil euros a freguesias e associações
Ainda na reunião ordinária de 18 de julho, o executivo municipal aprovou um conjunto de subsídios às Freguesias, no valor global de mais de 166 mil euros, destinados à construção de equipamentos, como casas mortuárias, e à requalificação de vias públicas em diversas freguesias.
Foram também aprovados vários protocolos com associações de cultura, desporto e lazer, destinados à realização de obras nos respetivos equipamentos e às atividades regulares. Estas deliberações incluem comparticipações municipais no valor global de 36 mil euros.No âmbito social, o executivo aprovou vários apoios económicos a pessoas e agregados familiares, tendo deliberado atribuir e/ou aumentar subsídios à renda de mais de 30 agregados familiares.
Aprovou também apoios sociais individuais como o transporte em ambulância a um munícipe para tratamentos hospitalares, a atribuição de subsídio a um jovem músico barcelense para a realização de um estágio no estrangeiro e a comparticipação nas despesas da colónia de férias para crianças da comunidade cigana, no âmbito do plano de intervenção do mediador municipal.
Por fim, o executivo aprovou o reconhecimento de interesse público de duas parcelas que permitirão o alargamento da atividade de uma empresa agrícola e de uma instituição particular de solidariedade social, com o consequente investimento e melhoria da capacidade produtiva e de oferta de serviços.
Nota: Todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade.