A parceria foi feita com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes e com o Agrupamento de Escolas de Barcelos e surge no âmbito da oferta formativa dos cursos vocacionais (antigos CEF), que têm por objetivo criar uma resposta adequada às necessidades dos jovens e garantir uma igualdade de oportunidades que assegure o sucesso profissional e a inclusão no percurso escolar, muitas vezes marcado pelo insucesso escolar.
Preocupados com o abandono escolar, as escolas apontam saídas que vão de encontro à vocação profissional dos alunos, criando condições para completar o ensino obrigatório. Este tipo de ensino vocacional exige uma articulação com as empresas e entidades públicas da região e, neste contexto, o Município está disponível para receber alguns destes jovens em contexto de prática simulada. Esta prática tem lugar no final da lecionação e destina-se a uma demonstração da atividade prática, que não excede as 210 horas distribuídas por três áreas vocacionais.
Subsídios às freguesias ultrapassam os 190 mil euros
Ainda na mesma reunião de 6 de junho, o executivo municipal aprovou um conjunto de subsídios às freguesias, no valor global de mais de 190 mil euros, destinados a obras em instalações escolares, construção e reposição de muros de suporte e melhoramentos diversos em caminhos públicos, entre outras finalidades.
Foram também aprovados diversos subsídios, cprotocolos e adendas a protocolos com diversas instituições do concelho, maioritariamente de natureza cultural, que incluem uma comparticipação financeira do Município, no valor global de 64.500,00€.Na área social, o destaque vai para ao aumento do valor do apoio à renda a nove agregados familiares.
Ver lista completa de deliberações
Nota: As propostas números 20, 47, 48 e 19 foram aprovadas por maioria; as restantes foram aprovadas por unanimidade.