O acampamento militar nas ruínas do Paço dos Condes, a falcoaria com demonstrações de voo, as diversões e jogos medievais, as tabernas e as lojas de ofícios encheram as ruas, praças e largos junto ao edifício da Câmara Municipal e da Igreja Matriz, conferindo um ambiente diferente do habitual, onde não faltaram as dezenas e dezenas de barracas de venda de uma variedade imensa de produtos a que se juntou a animação nos dois palcos e nas ruas. Recriaram-se jogos e brincadeiras, espetáculos de dança, de música, de cuspidores de fogo, etc, que fizeram as delícias de milhares e milhares de pessoas que visitaram Barcelos Cidade Medieval, particularmente nas noites de quinta e sexta e sábado e na tarde de domingo.
Momentos históricos importantes para a terra condal e para a nacionalidade foram recuperados por associações locais, conferindo uma dinâmica ao evento, que teve como ponto alto o cortejo histórico e a recriação da batalha do cerdo do Castelo de Faria.
A iniciativa Barcelos Cidade Medieval foi organizada pela Câmara Municipal e pela associação Burgo Divertido, contando com a participação de 15 associações locais, 128 mercadores, 30 voluntários, 36 artesãos locais.
O evento teve uma grande adesão em quase todas as ações, contando com 400 participantes no cortejo, 80 na batalha e com mais de 60.000 visitantes durante os quatro dias.A dinâmica gerada no centro histórico contou com uma afluência nunca vista na Torre Medieval, durante os quatro dias, com um impressionante número de 7286 subidas, sendo que no domingo 3191 visitantes tiveram a possibilidade de ver do cimo da Torre todo o espaço do mercado medieval.
Estes dados confirmam o enorme sucesso da primeira edição de Barcelos Cidade Medieval.Público, organizadores e participantes coincidem na avaliação muito positiva do evento.