O programa das comemorações abre com uma exposição que será inaugurada no dia 17, às 15h00, com o tema “Olaria Norte de Portugal”, seguido de um concerto didático e workshop de instrumentos musicais em barro, com a participação do Grupo Sons do Barro da Banda Musical de Oliveira. Uma experiência com instrumentos de barro, onde os participantes terão a oportunidade de aprender a tocar e decorar os seus próprios instrumentos.
À noite, pelas 21h45, e no dia 18, às 16h30, a Companhia de Teatro do Bolhão apresenta a peça “Barro”, na sala multimédia do Museu de Olaria.
“Barro” é um trabalho de natureza intimista concebido para apresentação em espaços não convencionais. Na oficina de um oleiro que se dedica a uma peça que tem como tema o anjo caído, surge um novo entregador de barro. A semelhança entre o rapaz e a figura retratada motiva uma conversa que vai modelar a sensibilidade dos dois intervenientes, ameaçados ora pela queda, ora pela liberdade. O barro trabalhado em cena lembra a matéria de que somos feitos e a procura por mãos capazes de lhe darem uma forma.
Ainda no domingo, 18 de maio, às14h30, o Museu de Olaria promove os ateliês livres de modelagem e pintura em barro.