É um programa anual com dez etapas que visam a fruição e conhecimento do território barcelense, especialmente dos recursos que se encontram fora dos circuitos usuais de turismo, promovendo uma fruição integrada do território. Estes percursos visam dar a conhecer as riquezas patrimoniais e ambientais exsitentes no concelho, mostrando as potencialidades e a excelência dos recursos e promovendo a interpretação ambiental, etnológica e patrimonial de recursos, espaços, sítios e monumentos de interesse relevante.
Este programa é um dos mais reconhecidos na área do turismo ativo no norte de Portugal e envolve mais de 600 pedestrianistas ao longo do ano. Em termos técnicos são rotas de pequena dimensão, com um nível de dificuldade médio ou fácil e que visam atrair públicos do norte de Portugal e chamar a atenção dos turistas que se alojam no concelho e região.
A novidade deste ano é o cruzamento deste programa com o da Cidade do Vinho, promovendo a paisagem vínica e as quintas produtoras de vinho que serão, em muitos casos, argumentos de visita das etapas.
Esta dinâmica aplica-se já na primeira etapa a realizar a 22 de março, designada de “Entre Vinhas” que terá inicio na freguesia de Fonte Coberta, com passagem na Quinta de Santa Maria e termina na freguesia de Moure nas imediações da Quinta de Balão, numa distancia de cerca de 12 quilómetros de nível médio de dificuldade. Esta ação promove em paralelo o conhecimento de dois produtores de vinhos de Barcelos.
Os interessados em participar neste evento, devem inscrever-se em turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882 até 18 de março. A concentração está prevista para as 8h30, junto ao Posto de Turismo de Barcelos.
Estão previstas as seguintes etapas ao longo do ano:
5 de abril: Trilho de S.Gonçalo;
18 de maio: Pelas Margens do Cávado;
14 de junho, Pelos Moinhos de Panque à Necrópole de Mondim;
5 de julho: Caminho do Norte, Um Caminho a Santiago;
6 de setembro: Percurso de Observação Vínica;
27 de setembro, Trilho Aquém Cávado;
4 de outubro: Do Mosteiro de Tibães ao Convento de S. Salvador de Vilar de Frades;
8 de novembro: No Trilho dos Moinhos de Vento;
20 de dezembro: Na Rota dos Presépios.