O livro e a autora serão apresentados por José Campinho, professor aposentado da Escola Secundária de Barcelos.
Trata-se de uma história de guerra mas é, sobretudo, uma história de amor. É a história de um amor proibido entre um tenente francês e uma enfermeira portuguesa. E é também a história de amor de um povo pela sua pátria.
“O Falcão de Bonaparte” leva-nos numa viagem pelos bastidores da guerra, pelos quartéis e pelos acampamentos militares onde se decidiam as estratégias de ataque e pelos cenários terríveis dos campos de batalha.
Com a segunda invasão francesa pelo norte do país como pano de fundo, o romance espelha o triunfo do amor sobre a guerra e o sacrifício de um povo que batalhou de peito aberto contra o inimigo.
“O Falcão de Bonaparte”, editado pela Opera Omnia, é o romance de estreia de Mariana Morais Pinheiro.
A autora nasceu em Braga em 1985. Apaixonada pela imprensa escrita, há mais de uma década que se dedica ao jornalismo e a escrever a tempo inteiro. Começou a colaborar com jornais locais e regionais e estagiou no jornal Público depois de concluir o mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Passou ainda pelas redações do jornal Record, da revista Sábado e do jornal i.