O seminário que visou debater as práticas e modelos a seguir pelos voluntários e a sua relação com os doentes, contou com a presença da vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, que afirmou que “as intervenções e reflexões levadas a cabo nestas jornadas são um contributo precioso para que todos possamos compreender aquilo que constitui o lado bom da natureza humana, como é o voluntariado”.
Armandina Saleiro afirmou que “o contexto socioeconómico em que vivemos torna especialmente precioso o contributo dos voluntários na comunidade ou na vizinhança, organizado ou não, é um gesto que torna o mundo num lugar melhor”. E concluiu, referindo que “é necessário educar e sensibilizar as novas gerações para o voluntariado, tornando-os cidadãos responsáveis e comprometidos com estas iniciativas de interesse social e comunitário, a favor da inclusão, da coesão e da igualdade de oportunidades”.
O debate dividiu-se em três painéis: “Voluntariado em Saúde”; “O Voluntário como sujeito ativo na relação com o doente/família, o profissional e a Comunidade” e “Voluntariado e os novos modelos de Gestão Hospitalar”.