Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende dar a conhecer estas organizações e a forma como contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento de Portugal e para o desenvolvimento e proteção de Barcelos.
O aparecimento das Cruzadas para defesa dos peregrinos levou à criação das ordens militares de cavalaria que, por sua vez, estabeleceram verdadeiros corredores de “passagens seguras”, em parceria com outras ordens religiosas (monásticas), para os peregrinos da Terra Santa. Noutros locais, como Barcelos, estas ordens adotam os mesmos esquemas para protecção dos peregrinos, como os de Santiago de Compostela.
A exposição contará com peças únicas, algumas das quais nunca antes expostas ao público, além de peças antigas e raras. Constam também desta exposição alguns documentos e livros originais, assim como várias insígnias das ordens, entre outros objetos, como uma relíquia de S. Sebastião, peça raríssima e merecedora de todo o destaque e uma peça que fará a ligação do artesanato e cultura de Barcelos às Ordens de Cavalaria, de alto valor simbólico.
A exposição estará patente até 20 de abril