Os contratos, aprovados na reunião do executivo municipal de 31 de janeiro, têm por objeto a execução de um programa de desenvolvimento desportivo, através do fomento, divulgação e prática do desporto nas modalidades não profissionais de futebol, hóquei em patins e basquetebol entre as camadas etárias mais jovens.
Assinaram os contratos, os representantes da Associação Futebol Popular de Barcelos (93 mil euros), do Basquete Clube de Barcelos (60 mil euros), do Gil Vicente Futebol Clube (200 mil euros), do Óquei Clube de Barcelos (60 mil euros) e do Santa Maria Futebol Clube (40 mil euros).
No final, os presidentes dos clubes foram unânimes em reconhecer a importância destes protocolos para o incremento das modalidades entre os jovens do concelho, saudando a vontade da Câmara Municipal em manter a comparticipação financeira e a prontidão do apoio logístico, apesar dos fortes constrangimentos orçamentais a que o Município tem estado sujeito.
O Presidente da Câmara começou por afirmar que o Município apoiou e vai continuar a apoiar as atividades desportivas, mesmo em tempos de restrição orçamental que obriga a alguns ajustamentos.
Miguel Costa Gomes pediu aos dirigentes desportivos presentes na cerimónia de assinatura dos contratos-programa que continuem o trabalho desportivo junto das camadas jovens, garantindo que a Câmara Municipal não deixará de prestar o contributo necessário para esse fim.
Ainda na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou ainda o papel dos clubes na divulgação do nome de Barcelos, pedindo que nas suas deslocações mantenham o papel de “embaixadores” do concelho.
Por fim, agradeceu aos dirigentes a dedicação e o empenho que têm demonstrado na defesa dos seus clubes e modalidades.