Os alunos inscritos totalizam 141, frequentam 20 turmas – 12 teóricas e oito práticas – e contam com 12 professores.
A disciplina de informática, nos seus diversos níveis, é a que tem mais frequência (60 alunos), seguindo-se a disciplina de Inglês (50 alunos), Dança (33 alunos), Canto (30 alunos), Hidroginástica (22 alunos), Ginástica (20 alunos), Oficina de Pintura (19 alunos), Formação Musical (17 alunos), Cidadania (17 alunos), Língua, Cultura e Comunicação (13 alunos), Gastronomia e Saúde Alimentar (10 alunos).
As disciplinas de canto são ministradas no Conservatório de Música de Barcelos, através de protocolo que esta instituição assinou com a Barcelos Sénior.
Estas não são as únicas disciplinas lecionadas fora da sede da Associação, já que, noutras áreas, a Barcelos Sénior também estabeleceu acordos com outras instituições, como é o caso da Escola Secundária Alcaides de Faria, onde os alunos de Pintura têm as suas aulas. É também o caso do Centro Social de Chorente, que acolhe parte das aulas de Dança; a outra parte é ministrada no Pavilhão Municipal de Barcelos, tal como acontece com as aulas de Ginástica. As aulas de Hidroginástica decorrem nas Piscinas Municipais.
Novos órgãos sociais tomaram posse
Entretanto, tomaram posse os novos corpos sociais da Barcelos Sénior – Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente, que cumprem um novo mandato de quatro anos. A Associação tem como presidente da Assembleia Geral o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, conforme está previsto nos estatutos, tendo como secretários Maria Isolete Matos e Carlos Neto. A Direção é presidida pela vereadora do pelouro da Ação Social, Armandina Saleiro, tendo como secretário José Campinho e como tesoureiro Ilídio Torres. O Conselho Fiscal é presidido pelo vereador Carlos Brito, tendo como secretários Diogo Pontes e Filipe Oliveira.
Na sua intervenção após tomar posse, a presidente da Direção frisou que o projeto da Barcelos Sénior tem todas as condições para ser potenciado em todas as suas vertentes, afirmando-se como um projeto de ensino não formal e de formação cívica, envolvendo os barcelenses e as instituições da sociedade civil.
O presidente da Assembleia saudou os elementos dos novos corpos sociais e outros associados presentes, desejando a realização plena dos projetos. Miguel Costa Gomes manifestou também a sua satisfação pelo sucesso da Barcelos Sénior e, na qualidade de Presidente da Câmara, reiterou o empenho do Município no fortalecimento do projeto que é, principalmente, “um projeto de cidadania”