O Figurado de Barcelos distingue-se de qualquer outra produção pelas suas características únicas; quer nas formas disformes e ambíguas das figuras, quer nas cores intensas utilizadas pelos artistas, uma forma popular de expressão artística que o Município de Barcelos pretende divulgar.
Esta arte da nossa cultura e história, e que vem passando de geração em geração, estará presente em vários pontos do país e no estrangeiro através da iniciativa da CM de Barcelos – Ciclo de Exposições de Arte Barrista. A primeira de muitas outras que se seguirão teve lugar no dia 28 de dezembro, no Mercado do Bom Sucesso, no Porto, e foi um verdadeiro sucesso.
Foram mais de 20 as peças, de grande porte, em exposição, todas de artesãos de renome; Conceição Sapateiro, Irene Salgueiro, João Gonçalves Ferreira, Júlia Côta, Júlia Ramalho, Nelson Oliveira, entre muitos outros, fizeram-se representar e as suas peças, desde as Bonecas, aos utensílios em barro ou os Galos de Barcelos (do clássico ao mais moderno), fizeram as delícias de quem por lá passou.
Lisboa e Madrid são os próximos destinos deste Ciclo de Exposições de Arte Barrista, que tem como único objetivo levar o mais longe possível e a todos o Figurado de Barcelos. Quem visitar estas mostras terá a oportunidade de ver os mestres artesãos a trabalhar o barro e a criar, a criar a Arte que está tão “viva” em cada um deles.