O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou a Horta Acessível do Centro Social da Cruz Vermelha de Macieira de Rates, tendo plantado um árvore de fruto para assinalar uma “vida nova” que a instituição pretende desenvolver na relação com as instituições parceiras e com a Câmara Municipal.
Este centro humanitário é “um recurso que o concelho tem”, referiu a Presidente da Cruz Vermelha, durante a visita às instalações. Filomena Bordalo destacou a importância da instituição no meio local e o papel dos parceiros no projeto da Horta. Este projeto simboliza “a ligação à terra por parte dos idosos e das crianças” e é também um atrativo para novas parcerias, como a que a Cruz Vermelha de Macieira estabeleceu com a Fundação EDP.
A responsável agradeceu ainda o apoio da Câmara a vários níveis e manifestou o empenho da instituição num diálogo permanente com o Município e com a Junta de Freguesia de Macieira.
Falando perante a comunidade do Centro, o Presidente da Câmara felicitou a direção pelo trabalho desenvolvido, afirmando que o Município está disponível para apoiar a instituição, apesar dos constrangimentos orçamentais impostos pela crise económica que afeta o país. Miguel Costa Gomes destacou ainda a importância das parcerias no desenvolvimento de políticas de cidadania, reafirmando a disponibilidade do Município para apoiar os projetos da Cruz Vermelha e solucionar alguns dos problemas com que esta instituição se debate.
A visita do Presidente da Câmara começou na secção de emergência e transporte da Cruz Vermelha, instalada numa parte da sede da Junta de Freguesia, tendo sido mostradas as limitações do espaço para a intensa atividade diária que ali é desenvolvida: a gestão de 22 viaturas, 15 das quais dedicadas exclusivamente às áreas da emergência médica e do transporte de doentes.
Acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, José Padrão, Miguel Costa Gomes visitou a creche, instalada no rés do chão da sede Junta de Freguesia, embora se preveja a sua deslocação para o edifício do Centro Social após obras de ampliação.
O Centro tem em funcionamento as valências de jardim de infância, apoio domiciliário centra de dia e lar para idosos, e uma cantina social para 100 pessoas.