Para evitar a paragem da obra e atrasos ainda maiores, o Município de Barcelos encetou negociações com a empresa adjudicatária, tendo esta cedido a posição contratual assumida com o Município à empresa NVE Engenharias, SA, que está a executar em bom ritmo as obras do novo estabelecimento de ensino.
O Centro Escolar, composto por 12 salas para o 1.º ciclo e duas salas para o preé-escolar, deverá ter as obras concluídas até final de 2013.
Município leva a concurso passagem pedonal para o IPCA
A Câmara Municipal abriu concurso público para a construção da passagem pedonal entre a cidade de Barcelos e o campus do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).
A obra designada “Passagem superior sobre o corredor verde da Ribeira de Patarro – Afluente do Rio de Vila – Afluente de Cávado”, vai a concurso por 348.970,01€, acrescida de IVA à taxa legal em vigor, valor a ser investido em 2014 e cujo encargo foi aprovado na reunião do executivo municipal de 22 de novembro.
Para financiar o projeto, a Câmara Municipal candidatou-se ao Eixo Prioritário 3 – Valorização do Espaço Regional – Programa Operacional Regional do Norte (ON2) do Quadro de referência Estratégico Nacional – QREN, estando para breve uma decisão quanto à sua concretização.
O passadiço ligará o pólo urbano da cidade ao pólo do campus do IPCA, através de uma área ecológica verde que contém elementos naturais importantes (linhas de água, flora e fauna) e que poderão ser melhor divulgados graças ao enfoque entre o urbano edificado e urbano ecológico do projeto.
A ligação será uma “janela sobre a paisagem”, permitindo não só apreciar a complexidade ecológica do local, como também caminhar ou andar de bicicleta.
A construção da passagem pedonal está direcionada para a requalificação de uma área peri urbana limitada a norte a que se estende para poente.
A intervenção neste corredor verde incluirá a erradicação das espécies invasoras das margens do ribeiro e a recuperação da vegetação como ações relevantes ao nível da requalificação ambiental e paisagística.
Processo da Estrada Municipal entre Sequeade e Bastuço avança
O executivo municipal ratificou também, na reunião ordinária de 22 de novembro, o despacho do Presidente da Câmara que aprovou o relatório preliminar e a proposta de adjudicação da obra “Beneficiação da Estrada Municipal 561, desde Sequeade ao limite do concelho”.
O concurso público da empreitada foi publicado no Diário da República, em 28 de agosto de 2013, pelo valor de 1.780.416,66€ e com um prazo de execução de 18 meses. A obra respeita à beneficiação daquela Estrada Municipal, entre Sequeade, Bastuço S. João e Bastuço Santo Estêvão, com uma extensão de cerca de 3,5 quilómetros. Contempla terraplanagens, drenagem de águas pluviais, pavimentação em betuminoso, obras acessórias como alargamentos, passeios, etc, e equipamentos de sinalização e segurança.