A sessão, que teve sala cheia, foi aberta pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia, António Pedras, que frisou a importância da animação sénior como uma “uma vertente importante e uma mais valia para os idosos que estão nos lares”. A Santa Casa, disse ainda o provedor, “está empenhada em desenvolver e proporcionar mais momentos de convivência e alegria aos seus utentes”.
Armandina Saleiro, vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, referiu as políticas adoptadas pelo Município no âmbito da promoção do desenvolvimento social local dando os exemplos da “universidade sénior, que disponibiliza aos barcelenses com mais de 55 anos um plano pedagógico e uma agenda cultural e ensino não formal” e também do Banco Local de Voluntariado de Barcelos. “Quanto a políticas de futuro a Câmara está atenta às necessidades existentes e às que vão surgindo, estando disponível para estabelecer novas parcerias”, concluiu Armandina Saleiro.
A tarde contou com vários painéis e oradores abordando a animação sociocultural junto dos seniores e a promoção do envelhecimento ativo.