O Largo, onde durante muitos anos existiu um ringue desportivo que, progressivamente, se foi degradando, é agora um local completamente diferente, com 46 lugares de estacionamento, áreas ajardinadas e espaço de lazer, que enobrece o centro da freguesia de Barcelinhos e contribui para a dinamização do comércio local, como explicou o Presidente da Junta de Freguesia, José Peixoto, na sua intervenção após a inauguração.
Esta intervenção, disse ainda, insere-se numa estratégia da autarquia de reabilitar o centro da freguesia, como aconteceu com o arranjo do “Tanque”, abaixo do Largo.
Esta era uma obra necessária, “um sonho” antigo que agora se concretiza, graças “ao apoio da Câmara Municipal de Barcelos”.
Este apoio foi concretizado com financiamento direto e com recursos materiais e humanos do Município e, também, com os meios financeiros colocados pelo Município à disposição da Freguesia, através do protocolo dos 200%, disse ainda José Peixoto.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara felicitou a Junta de Freguesia pela obra e manifestou a sua satisfação por ter participado na inauguração de uma obra há muito desejada pela população.
Miguel Costa Gomes explicou, depois, que a Câmara Municipal de Barcelos é pioneira no modelo de financiamento das freguesias, a nível nacional, delegando competências e transferindo o dobro do dinheiro que as freguesias recebem anualmente do Fundo de Financiamento das Freguesias.
Desta forma, afirmou, “o executivo municipal trata todas as freguesias por igual, porque há um critério de financiamento que confere justiça e equidade na distribuição dos dinheiros públicos”.