O fecho deste ciclo foi destacado por Amadeu Lemos, Presidente da Direção da Associação Humanitária, e por José Carvalho, 1.º Comandante, que enalteceram o serviço prestado pelo novo adjunto ao longo dos 25 anos que já dedicou à corporação.
A entrega à corporação é uma caraterística de quem está na Associação Humanitária, como referiu Amadeu Lemos na sua intervenção. “Temos uma corporação sólida, mas atenta às necessidades do futuro”, disse o Presidente da Direção, que destacou o apoio da Câmara Municipal na afirmação desta instituição.
O Presidente do Município saudou o novo adjunto, o comando e a direção da Associação Humanitária, destacando a importância social dos bombeiros e reafirmando o apoio da Câmara Municipal às três corporações do concelho. Apesar das restrições orçamentais, o Município não diminuiu o apoio aos bombeiros e, para isso, muito contribuiu a boa gestão dos dinheiros municipais nos últimos três anos, como demonstra o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, dado a conhecer no dia 11 de junho. “Somos o quatro município com melhor gestão em 2010, 2011 e 2012 e o segundo em 2012”, salientou Miguel Costa Gomes.
Na sessão solene de tomada de posse do novo adjunto foram homenageados com emblemas de ouro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, o Comandante do quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, António Augusto da Silva Costa, e o Comandante do quadro de honra dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, António José da Costa.
No final da sessão foram ainda colocadas divisas a sete novos bombeiros.
A terminar, o Presidente da Câmara e o Presidente da Direção dos Bombeiros de Viatodos inauguraram o novo “Centro de Apoio e Formação”, uma nova estrutura que entra agora em funcionamento, destinada à formação de bombeiros e que pode acolher cursos profissionais.