A decorrer na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Campo 5 de Outubro, até ao próximo domingo, dia 14, a Feira do Livro de Barcelos teve o seu início no dia 5 com uma homenagem ao escritor barcelense Fernando Pinheiro, distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, grau prata, do Município de Barcelos.
Desde sexta feira passada, vários escritores passaram pela Feira do Livro, destacando-se entre os grandes autores nacionais Valter Hugo Mãe e Isabel Alçada, e os escriores locais, como Fernando Pinheiro, Domingos da Calçada e Maria do Pilar Figueiredo.
Foram já realizadas várias tertúlias, lançamentos e apresentação de livros, conversas com escritores e momentos musicais de grande qualidade como o concerto de Carlos Mendes e o concerto dos La La La Ressonance, animação de rua pela Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, e dinamização de um programa infantil.
Amanhã, dia 11, às 21h30, serão apresentados os livros “A Filha do Papa”, de Luís Miguel Rocha e “O Segredo de Compostela”, de Alberto S. Santos, com moderação de José Fanha. Pelas 22h15, a Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo realiza um espetáculo de dança.
Na sexta feira, dia 12, o programa começa com mais uma tertúlia, “Portugal, país de Poetas?”, com o professor Victor Aguiar e Silva e o escritor barcelense Rui Basto, sendo moderador o jornalista Alberto Serra. Mais tarde, o poeta Manuel Alegre apresenta o livro “Tudo é e não é”, de Manuel Alegre, seguindo-se Magno Alexandre com o livro “Mesa Cinco”.
No sábado o programa inicia às 17h00 com o lançamento do livro “Caminhantes: um itinerário filosófico”, de Marcelino Agis Villaverde, da Arquiconfraria de Santiago de Compostela sábado. Às 21h30 é apresentado o livro “Debaixo de Algum Céu”, de Nuno Camarneiro, seguindo-se o recital de poesia e música “Expresso das Letras”, pelo grupo “D’Improviso-Espetáculos”, dedicado a Pessoa e aos seus heterónimos.
No último dia da Feira, 14 de julho, pelas 18h00, será apresentado o livro “Contos e “Des(contos)”, do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Macieira de Rates. A terminar, a contora Carminho apresenta o concerto Carminho Tour 2013.
A edição deste ano conta com a presença de mais de noventa editoras, distribuidoras e livrarias e decorre ate 14 de julho, na Avenida da Liberdade, Campo Cinco de Outubro e Largo da Porta Nova, abrangendo uma área de cerca de oito mil e quinhentos metros quadrados. Estará aberta entre as 17h00 e as 24h00; às sextas e sábados funcionará entre as 17h00 e a 1h00.
Todas as noites e, com início às 21h30, haverá animação de rua por “A Capoeira”, Companhia de Teatro de Barcelos.
A exposição “Das Letras”, com caricaturas de Cássio Loredano, de escritores portugueses, lusófonos e de outros países, cedida pela Casa de Camilo, e patente ao público na Biblioteca Municipal, será outra das atrações do programa do evento deste ano.
Os mais pequenos também terão oportunidade de se entreter com atividades permanentes, como leitura, jogos, mural de pintura, desenhos para colorir e atividades programadas. Destas, merecem destaque os vários ateliês e workshops.